Maquinas e equipamentos
E EQUIPAMENTOS NO SETOR COUREIRO CALÇADISTA
Ulf Rainer Bogdawa
Engenheiro Mecânico
Sócio Fundador da NBN Automação Industrial Ltda.
Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e
Equipamentos para os Setores de Couro - Abrameq - Gestão 2000-2001
Av. Sertório, 3.133, Bairro Santa Maria Goreth
91030-541 Porto Alegre, RS ulf@nbn.com.br Bom dia a todos. Em nome da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores de Couro – Abrameq, agradecemos o convite em participar deste evento. Pela apresentação, percebemos que é muito importante a nossa presença como também das outras entidades.
Talvez possamos falar um pouquinho pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos – Assintecal, porque, na época em que presidíamos a Abrameq, algumas vezes fizemos ajuda mútua, isto é, de uma entidade para outra e vice-versa.
Esse procedimento faz parte do complexo coureiro calçadista. Parceria e sinergia têm que existir para que consigamos vencer os inúmeros obstáculos que vêm pela frente.
Nossa palestra será uma apresentação da Abrameq, pois na condição de entidade nacional é responsável ou pelo menos exerce o papel de congregar todos os fabricantes da área de couros e calçados, e considerando ser este evento voltado para o couro, iremos dar um pouco de ênfase nesse produto.
Essa entidade vem executando há cinco anos um trabalho com a Agência de Promoção e Exportação – Apex, que visa algo que também será fundamental para a Embrapa. É a divulgação do conhecimento, não só da tecnologia, mas também da importância do conhecimento que temos e que precisamos para evoluir tecnologicamente.
São 113 indústrias de pequeno e médio portes associadas, que, de alguma maneira, têm algum envolvimento com equipamentos na área de couro e