maquinas a vapor
Construção das primeiras máquinas
Uma das primeiras máquinas construídas com a finalidade de aproveitar a pressão do vapor para fazer um corpo se mover foi a invenção de Heron de
Alexandria em 130 a.C.
Em 1550 o missionário holandês Ferdinand
Verbiest construiu um pequeno veículo de 4 rodas.
Em 1629 o químico italiano
Giovanni Branca construiu um motor capaz de produzir trabalho. Em 1663 Edward Somerset e Marques de Worcester construíram um dispositivo que remove a água das minas, este invento é considerado como a primeira máquina a vapor capaz de produzir trabalho.
Em 1698 Thomas Saverys aperfeiçoou a máquina de tirar água das minas, tornando a mesma a primeira máquina comercializada que fazia sucção por condensação do vapor.
Em 1705 o ferreiro inglês Thomas
Newcomen construiu um motor movido a vapor que funciona com ótimo rendimento. Em 1763 o Capitão do exército francês Nicolas Joseph Cugnot construiu o que é considerado o primeiro automóvel do mundo.
Em 1769 o escocês
James Watt construiu um motor que era comparado ao trabalho produzido pelos cavalos,
e criou uma unidade que permanece até os dias atuais o cavalo-vapor Em 1770 Nicholas Joseph constrói seu segundo veículo, que possuía um funcionamento de 15 minutos antes de acabar o vapor de sua caldeira.
Em seguida tem início a construção de vários veículos autopropelidos, rodoviários similares a carruagens, e veículos destinados a trafegar sobre trilhos. O que estimulou a indústria metalúrgica e siderúrgica, resultando em altos investimentos nessas áreas.
Esse crescimento e desenvolvimento da indústria de bens de produção foi o marco para o início da Primeira
Revolução