Maquinas simples, alavancas
Quando você ouve a palavra máquina provàlvelmente pensa em mecanismos complicados como máquinas de escrever, de costurar ou de tecer. Tais máquinas complexas são combinações de seis tipos de máquinas simples: a roldana, a alavanca, o plano inclinado, a rodo e eixo, o parafuso e a cunha.
Que é uma alavanca?
Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos. O princípio da força de alavanca pode também ser analisado usando as leis de Newton. A alavanca é uma das 6 máquinas simples.
O princípio da alavancagem foi descoberto por Arquimedes no século III a.C. no século III a.C., estudando as máquinas "Arquimedianas": alavanca, roldana, e parafuso.
As alavancas podem ser divididas em três classes. Nas alavancas da primeira classe (alavancas interfixas), o ponto de apoio está entre o ponto de aplicação da fôrça de ação e o da fôrça de resistência . Nas da segunda classe, o ponto de aplicação da fôrça de resistência (alavancas inter-resistentes) está entre o da fôrça de ação e o ponto de apoio. Nas da terceira classe (alavancas interpotentes), a fôrça de ação está aplicada entre a de resistência e o ponto de apoio.
Vantagem mecânica de uma alavanca.
Você pode determinar a vantagem mecânica de uma alavanca obtendo a relação entre a distância de ação e a distância de resistência. A fôrça de ação deve-se deslocar verticalmente de 2cm para elevar a carga de 1cm. Você também pode achar a vantagem mecânica da alavanca medindo os braços de alavanca de cada fôrça. Braço de resistência é a distância entre o ponto de apoio e a fôrça de resistência.
Anàlogamente braço de ação é a distância entre o ponto de apoio e a fôrça de ação. Para obter a vantagem mecânica da alavanca divida o braço de ação pelo braço de resistência.
V. M.