Atps planejamento estratégico. etapa 3
ETAPA 3: Associe Direção e Controle como funções do administrador e entenda sua relevância para as demais do processo administrativo
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Dar continuidade ao projeto proposto na Etapa 2, promovendo uma pesquisa sobre Direção como função garantidora do Processo Administrativo, partindo da premissa de que administrar envolve também a distinção entre os níveis gerenciais. Pesquisar sobre o tema em várias fontes, entre livros e artigos acadêmicos da internet (de sites confiáveis).
As organizações estão inseridas em contextos político e socioeconômico que exigem flexibilidade e agilidade para mudanças. Neste cenário, o planejamento estratégico representa uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão, capacitando gestores para atuarem, de forma proativa, na identificação de oportunidades e ameaças, e a traçarem planos de ação para o cumprimento de objetivos corporativos, em contínuo e eficiente monitoramento e avaliação de suas metas.
A direção constitui a terceira função administrativa e vem logo depois do planejamento e da organização. A direção tem como papel fazer as coisas acontecerem, ou seja, acionar e dinamizar a empresa. Após a definição do planejamento e da organização entra o papel da direção. Esse papel está relacionado com a ação, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa, ou seja, trata-se da área administrativa ligada às pessoas. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se esperam. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.
Dirigir significa interpretar os planos para os