maquinas de cc
Capítulo 3 - MOTORES C
3.1 - PRINCÍPIO DO MOTOR C
Embora a construção mecânica de motores e geradores C seja muito parecida, as suas funções são bastante diferentes. A função de um gerador é gerar uma tensão quando os condutores se deslocam através de um campo magnético, enquanto um motor serve para produzir um esforço para a rotação, ou torque, para produzir rotação mecânica.
As relações eletromecânicas fundamentais, que distinguem a máquina operando como gerador da máquina operando como motor, podem ser resumidas como se segue:
Ação Motora Ação Geradora
1. O torque eletromagnético produz (ajuda) a rotação. 1. O torque eletromagnético (desenvolvido no condutor percorrido pela corrente) opõe-se à rotação (lei de Lenz).
2. A tensão gerada fcem (força contraeletromotriz) se opõe à corrente da armadura (lei de Lenz).
2. A tensão gerada fem (força eletromotriz) produz (ajuda) a corrente da armadura.
3.2 - SENTIDO DE ROTAÇÃO DA ARMADURA
Usa-se a regra da mão esquerda para determinar o sentido de rotação dos condutores da armadura (ou rotor). A regra da mão esquerda para os motores é a seguinte: com o polegar, o indicador e o médio da mão esquerda perpendiculares entre si, aponte o indicador no sentido das linhas de fluxo do campo magnético e o dedo médio no sentido da corrente que passa pelo condutor; o polegar indicará o sentido em que o condutor tende a se deslocar (Fig. 3-1(a)). Numa bobina retangular formada por uma única espira paralela a um campo magnético (Fig. 3-1(b)), o sentido da corrente no condutor da esquerda é para fora do papel, enquanto no condutor do lado direito é para dentro do papel. Portanto, o condutor da esquerda tende a se deslocar para cima com uma força F1, e o condutor do lado direito tende a se deslocar para baixo com uma força igual F2. As duas forças agem de modo a produzir um torque que faz a bobina girar no sentido horário. Um motor constituído por uma única