Maquina de papel
Processo de formação da folha
A caixa de entrada, primeiro elemento da mesa plana, esta localizada logo após o sistema de alimentação.
Uma folha de papel origina-se do deposito de fibras de uma suspensão aquosa de consistência com muito sobre uma tela fina. Através desta tela separam mais de 98% da água, entrelaçam-se formando parte de uma malha filtrante.
Com uma rede bastante úmida, a folha em formação ganha uma resistência considerável. Isso se deve ás forças de fricção e entrelaçamento que ocorre entre as fibras, aumentando sua resistência. Em uma etapa posterior, durante a secagem, as fibras começam a unir-se quimicamente entre si, até que esse tipo de união predomine na condição de secagem completa.
Suas funções principais são: Eliminar a turbulência excessiva no circuito;
Igualar o fluxo de do alimentador;
Estabilizar a velocidade desse fluxo;
Enviar massa á telas.
Drenagem da Mesa Plana
O controle de drenagem é importante para a qualidade da folha na sua formação, influi na distribuição de fibras, cargas, lisura, e na formação da folha. A tela é suportada por elementos desaguadores que ajudam a retirar a água da suspensão, os rolos esgotadores, desaguadores, lâminas de foil e caixas de sucção, onde é drenado até 60 a 75% devido a ação dos rolos.
Drenagem nada mais é que o fenômeno de retirada ou eliminação de água da suspensão por da mesa plana, com a utilização de elementos fixos ou rotativos.
A drenagem na mesa pana acontece como resultante da aplicação de pressões hidráulicas, devido ao peso da suspensão sobre a tela, essa força é importante para máquinas de menor velocidade nas quais a drenam, ocorre em grande parte, na seção de rolos esgotadores.
Esse tipo de drenagem sob pressão é utilizado em maquinas de papel tissue, mas é evitada em maquinas de papéis finos por produzir na folha os fenômenos de dupla face, além de ocasionar baixa retenção de finos.
São geradas outras forças durante o processo de