Flushing em máquina de papel
Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.
TAUBATÉ
2012
PÓS-GRADUAÇÃO ANHANGUERA
Unidade 2
Taubaté - SP
2012
LIMPEZA QUÍMICA DE SISTEMAS CIRCULATÓRIO DE LUBRIFICANTE, EM MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DE PAPEL.
O objetivo deste trabalho será o de desenvolver um produto que possa fazer a limpeza química interna, dos sistemas centralizados de circulação do óleo lubrificante usado nas máquinas de fabricação de papel, em substituição ao método tradicional, que é dispendioso e demanda muito tempo.
Toda máquina de fabricação de papel e celulose possui um sistema centralizado de óleo lubrificante, encarregado de fazer a lubrificação e o resfriamento de todos os mancais de rolamentos, utilizados nos rolos desaguadores, rolos prensa, rolos esticadores, rolos de secagem e rolos de bobinamento do papel.
Estes sistemas centralizados são muito complexos e normalmente são compostos por um tanque reservatório com capacidade de 10.000 a 23.000 litros de lubrificante, também por várias centenas, se não milhares, de metros de tubos (de recalque e de retorno) de diferentes diâmetros, também por um sistema de bombas de recalque, por um sistema de filtragem e outro de resfriamento do óleo.
Toda as máquinas de produção de papel trabalham sujeitas a altas temperaturas, para poderem secar mais rapidamente a polpa de celulose, que irá formar o papel. Porém, essa alta temperatura age muito negativamente sobre o fluido lubrificante do sistema circulatório, diminuindo rapidamente a sua vida útil, com consequente formaçõesde borras e lacas, internamente por todo esse sistema.
Todas as sujeiras, borras e lacas formadas pela degradação do lubrificante, quando está submetido a altas temperaturas, e durante vários meses de trabalho contínuo, vão se depositando