Maquiavel
O principado Misto é o território conquistado e anexado ou um território novo. O problema do principado conquistado é que se precisa fazer com que a população esqueça-se do Príncipe antigo. Era comum assassinar toda a linhagem do Príncipe antigo para evitar revoltas futuras. Colocar um homem poderoso para governar a novo principado também pode ser um erro, pois ele pode usar de sua influência para roubá-la.
2- Para Maquiavel, é da natureza do homem ser ganancioso, egoísta, ingrato, cruel, sujo. Vive no caos, sempre em estado de guerra. Para Thomas Morus, a natureza do homem é diversa, sendo impossível taxar os humanos ou tratá-los como sendo iguais.
3- Virtú não é virtude, é a capacidade de agir conforme o necessário para se manter no poder. Fortuna não é sorte no bom sentido. O Príncipe deve ter uma virtú para precaver a fortuna, como, por exemplo, construir um castelo longe de um rio que pode sofrer enchentes em dias de chuva forte, o que seria uma fortuna. Virtú também é capacidade de se adaptar em tempos de mudanças, de avanços. É aquilo que o Príncipe deve fazer no intuito de se manter no poder e ser vitorioso, sempre evitando as fortunas do futuro.
4- Para Maquiavel a paz é passageira, pois é da natureza do homem ser ganancioso, procurando sempre ser o melhor, ter a melhor propriedade, o melhor reino. Isso leva à guerra. No