Mapeamento de processos
CURSO:
PROFESSOR:
Administração
Paulo Salgueiro
DISCIPLINA:
Gestão de Processos
TURMA:
TRABALHO INERENTE A MATÉRIA
NOME
MATRÍCULA
OBJETIVO
Aprender a definir os elementos que caracterizam o processo e que permitem conhecer melhor sua natureza.
INTRODUÇÃO
SERVIFARMA S.A. é uma empresa dedicada à comercialização de produtos farmacêuticos.
Vende e distribui à farmácias e hospitais em todo território nacional e, para isso, conta com representações em cada um dos estados brasileiros.
A distribuição de produtos farmacêuticos para grandes clientes se realiza a partir do armazém central na cidade de São
Paulo. Para os demais clientes, há uma rede de pequenos armazéns em cada estado
(armazéns locais).
Para dar uma maior atenção ao cliente, a direção da SERVIFARMA considera que é básico contar com um departamento de atendimento ao cliente, encarregado de registrar as reclamações e gerenciar as possíveis devoluções dos clientes. Além disso, as equipes de vendas recebem permanentemente treinamento para aumentar as vendas e satisfazer o cliente. Nos últimos meses, a direção da SERVIFARMA observou que houve diminuição das vendas em alguns estados e que a concorrência é capaz de atender pedidos com um prazo de entrega menor. No planejamento feito pela diretoria para este ano foi estabelecido como objetivo estratégico diminuir o tempo de entrega dos pedidos atendidos pela rede de armazéns locais.
As seguintes atividades se sucedem para realizar a entrega pelos armazéns nos Estados
(armazéns locais):
1. Cada escritório comercial, por meio de seus representantes de venda, recebe os pedidos e, ao final do dia, manda ao escritório central em São Paulo, um relatório com todos os pedidos.
2. O departamento de vendas recebe todos os pedidos, organiza-os em função da natureza dos mesmos (tipo de cliente) e os envia ao armazém central ou aos armazéns locais.
3. A gerência dos armazéns, nos