Mapa de Fluxo de Valor
A estrutura produtiva da indústria moveleira é mundialmente semelhante tendo como características um vasto número de micro, pequenas e médias empresas, utilizando de uma grande demanda de mão de obra (SEBRAE, 2005). Tal fato vem sofrendo transformações no que diz respeito à tecnologia e a inovações organizacionais, possibilitando flexibilidade de produção, redução de custos e maior eficiência.
O atual cenário globalizado faz com que as empresas busquem por estratégias competitivas e paralelamente promovam a melhoria contínua. Neste contexto as empresas se baseiam no sistema enxuto de produção, conhecido como Lean Manufaturing ou Sistema Toyota de Produção (PINTO, 2010). Promovendo uma filosofia de valores simples e imutáveis, em que a base dá-se pela eliminação de desperdícios, gestão de qualidade, melhoria contínua de produtos e processos, tendo como foco o processo produtivo.
Diante da necessidade de evoluir as empresas buscam adequar-se ao sistema Toyota de Produção que possui como base a gestão de qualidade e a melhoria contínua de produtos e processos, através de um sistema de gestão que prioriza a eliminação de desperdícios, tendo como objetivo reduzir o lead time, ou seja, o tempo entre a aquisição da matéria prima e a entrega ao cliente (WOMACK; JONES e ROSS, 2004). Tal fato dá-se pelo foco no fluxo produtivo.
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo geral
Analisar o fluxo produtivo de uma empresa de estofados no setor de usinagem.
1.2.2 Objetivos específicos
Elaborar um mapa de fluxo de valor do estado atual do setor em estudo;
Identificar gargalos operacionais;
Verificar tempo takt e lead time;
Aplicar fundamentos teóricos a fim de melhorar o processo;
1.3 Justificativa
A análise de um sistema produtivo na prática é um fator de relevância. Assim, relaciona-se a teoria à prática, colocando em teste a capacidade de utilizar o que foi vivenciado pelas disciplinas no