mapa conceitual caixa e banco
1. Quais são os aspectos contábeis do grupo Caixa e Bancos?
Trata-se do ativo de maior liquidez da entidade, são registrados neste grupo os recursos disponíveis para a aplicação nas transações da empresa, como dinheiro em caixa, dinheiro em conta corrente e recebimentos não depositados. Para ser registrado neste grupo o ativo não deve conter restrições quanto ao seu uso imediato.
2. Em relação aos aspectos de auditoria por qual razão o auditor realiza maior número de testes que o normal?
Por ser um ativo de pronta liquidez, o grupo caixa e bancos está mais sujeito a uma utilização indevida, mesmo que haja um bom sistema de controle interno. O auditor direciona seus testes para a superavaliação do ativo, tendo como principal objetivo verificar a sua real existência.
3. De modo geral como é feito a contagem de caixa?
A contagem é feita para empresas que efetuam vendas a vista. Ela deve ser feita em conjunto com o responsável da auditoria, de surpresa e na presença do responsável pelo caixa, deve estabelecer quais caixas serão contados, caso haja enconberta de fraudes deverá contar todos os caixas, deve estar atento para situaçoes anormais e caso haja cheques ainda não depositados, deverá acompanhá-lo até o depósito do banco; caso haja cheques de funcinários que faça parte do saldo de caixa deve-se verificar se não é pos-datado e que sejam depositados prontamente.
4. Quais os são procedimentos da auditoria em relação ao grupo caixa e banco?
Realizar a Contagem de caixa, circularização dos saldos bancários, cutoff de cheques, testes de conciliação bancária e revisão das conciliações bancárias preparadas durante o exercício.
5. De que forma os papéis de trabalho de caixa e banco devem ser organizados?
Programa de auditoria de caixa e bancos.
Folha-guia (inclui o saldo por caixa do razão analítico, perfazendo o total da folha-guia);
Informações do cutoff;
Folha de bancos (dando o saldo por banco do razão analítico,