Exercício-cap 5-Marcelo Cavalcanti
1. Qual o objetivo principal do auditor externo ou independente? É emitir uma opinião ou parecer sobre as demonstrações financeiras, observando se foram preparadas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade, se esses princípios foram aplicados com uniformidade nesse exercício social em comparação com o exercício social anterior e se todas as informações necessárias foram divulgadas, para que o leitor tenha um perfeito entendimento sobre essas demonstrações.
2. A que se atribui a evolução substancial das demonstrações contábeis ocorridas nos últimos anos? Essa evolução ocorreu em função da necessidade de os futuros aplicadores de recursos terem conhecimento mais profundo sobre a situação patrimonial e financeira, o resultado das operações e os fluxos de caixa da empresa.
3. Quais as demonstrações financeiras que o auditor externo precisa emitir um parecer? Segundo a nova Lei das Sociedades por Ações , essas demonstrações são:
- balanço patrimonial;
- demonstração do resultado do exercício;
- demonstração de lucros ou prejuízos acumulados ou demonstrações das mutações do patrimônio liquido;
- demonstração dos fluxos de caixa;
- demonstração do valor adicionado;
- notas explicativas.
4. O que é o balanço patrimonial e qual o seu objetivo? O balanço patrimonial é uma demonstração que relata os bens e direitos (ativo) e as obrigações e a participação dos acionistas (passivo) da empresa, dando, dessa forma, ao leitor, a posição patrimonial e financeira da empresa.
5. Quais os grandes grupamentos de contas em que o balanço patrimonial é dividido?
ATIVO
PASSIVO
ATIVO CIRCULANTE
PASSIVO CIRCULANTE
ATIVO NÃO-CIRCULANTE
PASSIVO NÃO CIRCULANTE
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
PATRIMÔNIO LÍQUIDO INVESTIMENTOS
ATIVO IMOBILIZADO
ATIVO INTANGÍVEL
6.