cafe
Departamento de Agronomia
Trabalho de Propagação
Propagação de Citros
Introdução
De origem asiática, as plantas cítricas foram introduzidas no Brasil pelas primeiras expedições colonizadoras, provavelmente na Bahia e logo depois no estado de São Paulo. Entretanto aqui, com melhores condições para vegetar e produzir do que nas próprias regiões de origem, se expandindo para todo o país. A citricultura brasileira, que detém a liderança mundial, têm se destacado pela promoção do crescimento sócio-econômico, contribuindo com a balança comercial nacional e principalmente, como geradora direta e indireta de empregos na área rural.
O estado de Minas Gerais ocupa o quarto lugar no cenário nacional entre os maiores Estados produtores de citros do país e, pelo seu tamanho e variedade agroclimática, possibilita uma citricultura diversificada e, de certo modo, regionalizada, com a produção de ótimas frutas frescas.
O Brasil é o maior produtor de suco concentrado e de laranja fresca, ultrapassando os Estados Unidos. A área ocupada com a citricultura aproxima-se de 1 milhão de hectares no território brasileiro e, desse total, 850 mil hectares localizam-se no Estado de São Paulo.
A muda cítrica de alta qualidade é o insumo mais importante na implantação de um pomar comercial. O caráter perene desta transforma a escolha da muda na chave do sucesso ou fracasso no plantio. A enxertia, pelas muitas vantagens que apresenta, é o método mais utilizado para propagação dos citros.No Rio Grande do Sul há predomínio do porta enxerto Poncirus trifoliata com aproximadamente 90% do total. São ainda utilizados o limoeiro cravo, laranjeiras doces e, mais recentemente, o Citrumeleiro Swingle e citrangeiros.
O momento da enxertia em citros é determinado pelo diâmetro do caule dos