Maos talentosas
OS SERES VIVOS, MESMO OS MAIS PRIMITIVOS, PRECISAM CONTINUAMENTE SE AJUSTAR AO MEIO AMBIENTE PARA SOBREVIVER.
TRÊS PROPRIEDADES DO PROTOPLASMA DAS CÉLULAS: ▪ IRRITABILIDADE – PROPRIEDADE DE SER SENSÍVEL A UM ESTÍMULO, PERMITE QUE A CÉLULA DETECTE MUDANÇAS NO AMBIENTE. ▪ CONDUTIBILDIADE – CAPACIDADE DE CONDUZIR UM ESTÍMULO ATRAVÉS DO PROTOPLASMA, DETERMINADO UMA RESPOSTA EM OUTRA PARTE DA CÉLULA. ▪ CONTRATILIDADE – ENCURTAMENTO DA CÉLULA VISANDO FUGIR DE UM ESTÍMULO NOCIVO.
UM ORGANISMO UNICELULAR COMO A AMEBA APRESENTA ESTAS PROPRIEDADES DO PROTOPLASMA, PORÉM SUAS REAÇÕES SÃO MUITO RUDIMENTARES.
EM SERES UM POUCO MAIS EVOLUÍDOS COMO AS ESPONJAS, JÁ SE OBSERVA A DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULAS MUSCULARES PRIMITIVAS, RESPONSÁVEIS PELA CONTRAÇÃO. ENCONTRAM-SE NA SUPERFÍCIE.
COM O APARECIMENTO DOS METAZOÁRIOS MAIS COMPLICADOS, AS CÉLULAS MUSCULARES PASSARAM A OCUPAR POSIÇÃO MAIS PROFUNDA PERDENDO O CONTATO COM O MEIO EXTERNO. NA SUPERFÍCIE SURGIRAM CÉLULAS QUE SE DIFERENCIARAM PARA RECEBER OS ESTÍMULOS DO MEIO AMBIENTE, TRANSMITINDO-OS ÁS CÉLULAS MUSCULARES.
ESTAS CÉLULAS ESPECIALIZADAS EM IRRITABILIDADE (EXCITABILIDADE) E CONDUTIBILIDADE FORAM OS PRIMEIROS
NEURÔNIOS, QUE PROVAVELMENTE SURGIRAM NOS CELENTERADOS
NOS CELENTERADOS COMO NO TENTÁCULO DE UMA ANEMÕNA DO MAR, APARECEM CÉLULAS NERVOSAS UNIPOLARES, COM UM SÓ PROLONGAMENTO DENOMINADO AXÔNIO, QUE FAZ CONTATO COM AS CÉLULAS MUSCULARES SITUADAS MAIS PROFUNDAMENTE.
NA EXTREMIDADE DESTAS CÉLULAS NERVOSAS DESENVOLVEU-SE UMA FORMAÇÃO ESPECIAL DENOMINADA RECEPTOR. O RECEPTOR TRANSFORMA VÁRIOS ESTÍMULOS FÍSICOS OU QUÍMICOS EM IMPULSOS NERVOSOS, QUE PODEM SER TRANSMITIDOS AO EFETUADOR, MÚSCULO OU GLÂNDULA.
O DISPOSITIVO NEUROMULCULAR NO TENTÁCULO DE UMA ANEMÕNA PERMITE RESPOSTAS APENAS LOCAIS, NAS DEMAIS PARTES DO CORPO EXISTE UMA REDE DE FIBRAS NERVOSAS, PERMITINDO DIFUSÃO DOS IMPULSOS NERVOSOS EM VÁRIAS DIREÇÕES.