Mao tse
Mao Zedong desde criança era tratado como especial, vinda de uma familia camponesa moderadamente rica, recebia aulas particulares, lia muito e era muito talentoso. Era contrario a vontade de seu pai, que o forçava a trabalhar na roça, o que mais tarde Mao relataria que desejaria que seu pai fosse torturado pelos Guardas Vermelhos.
Mao se interessava muito por história, literatura, escrever poesias mas nao se interessava por questoes economicas ou numeros. Como se interessava por politica também, Mao se filiou ao Partido Comunista Chines em 1923, onde mais tarde se tornaria o principal dirigente. Alguns anos depois houve uma ruptura entre o PCCh e o Partido Nacionalista Chines dando inicio a uma guerra civil.
Com o apoio da populaçao, que era de maioria camponeses. Mao começou a ficar reconhecido, por combater o exercito invasor japones e os rivais nacionalistas. Apenas em 1949 o Partido Comunista conquistaria uma vitória definitiva, forçando o Partido Nacionalista a fugir do território chines.
Em Pequim, Mao proclamou a República Popular e nomeou Chu En-Lai como primeiro-ministro, mas Mao era o homem forte do Estado. Mao via que a China necessitava de um urgente progresso, a industrializaçao seria o forte, e fomentar a indústria de aço seria um grande passo para a China se tornar uma potencia mundial, seu programa relativamente acabou falhando pois a maioria dos fornos para a produçao de aço eram feitos em condiçoes precárias e nem sempre os camponeses que eram afastados de suas terras para sustentar o programa de Mao, conseguiam cumprir a cota devida.
Outro grande erro de Mao foi a tentativa de coletivizar a agricultura em grande escala no que gerou uma escassez de abastecimento, gerando uma grande fome no país durante os anos de 1961 e 1962 causando a morte de mais ou menos quarenta milhoes de pessoas. Esse projeto foi conhecido como Grande Salto em Frente que foi formulado com ajuda da Uniao Sovietica.
O Grande