Manutenção
Conceitos e Princípios Básicos.
Pneumática:
Provêm da raiz grega “PNEUMA”, que significa fôlego, vento, sopro. Logo pneumática é conceituada como sendo a matéria que trata dos movimentos e fenômenos dos gases.
Pressão:
Em termos de Pneumática, define-se pressão como sendo a força exercida em função da compressão do ar em um recipiente, por unidade de área interna dele.Sua unidade no S.I é dada em Nm\m² ou Pa (pascal) , embora seja comum ainda a utilização de unidades como (atm,bar,kgf\mm²,Psi,etc.).
Fluido:
É qualquer substancia capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que a contem, ( nesse caso o fluido é o ar ).
Características e Vantagens da Pneumática.
Comparativamente á hidráulica e a pneumática é sem duvida o elemento mais simples, de maior rendimento e de menor custo que pode ser utilizado na solução de muitos problemas de automatização. Fato este devido á uma serie de características próprias de seu fluido de utilização, que no caso é o ar.
Vantagens da Pneumática :
Quantidade:
O ar para ser comprimido existe em quantidades ilimitadas.
Transporte:
O ar comprimido é transportado por meio de tubulações, não existindo para esse caso a necessidade de linhas de retorno, como é feito nos sistemas hidráulicos.
Armazenagem:
Em pneumática o ar é comprimido por um compressor e armazenado em um reservatório, não sendo assim necessário que trabalhe continuamente, somente, quando a pressão cair a um determinado valor mínimo ajustado em um pressostato.
Temperatura:
Diretamente do óleo que tem sua viscosidade afetada pela variação da temperatura, o ar comprimido é insensível as oscilações desta, permitindo um funcionamento seguro, mesmo em condições extremas.
Segurança:
O ar comprimido não apresenta perigos de explosão ou incêndio, e mesmo que houvesse explosão por falha estrutural de um componente, tubulação, mangueira, ou mesmo reservatório de ar comprimido, a pressão do ar utilizado em pneumática é relativamente baixa (6