Manutenção
Consiste, basicamente, nas etapas: seqüenciação de operações, determinação do maquinário e ferramentas aplicáveis, definição das condições de processo e respectivos tempos de fabricação.
* Forma variante ou por recuperação:
Os sistemas CAPP que utilizam esta técnica da forma variante baseiam-se numa classificação prévia das peças e de sua codificação, conforme as semelhanças que apresentem. Estas semelhanças podem ser de caráter geométrico ou de processo de fabricação. O agrupamento das peças segundo um desses dois modos é chamado tecnologia de grupo.
Forma generativa
A forma generativa de planejamento de processos consiste na geração de um plano de trabalho a partir de uma base de dados que contém informações do projeto. O plano é gerado sem intervenção do operador. Ao receber o desenho da peça e as informações de material, o sistema seleciona a seqüência, as operações das máquinas, ferramentas e parâmetros de corte para fabricar a peça. Por meio de decisões lógicas, o processo generativo imita o raciocínio de um processador.
Forma automática
A forma automática gera um plano completo a partir de um modelo em
CAD, sem necessidade de intervenção do operador. O planejamento automático possui duas características especiais: é uma interface CAD inteiramente automatizada e é um sistema planejador completo e inteligente.
Vantagens do CAPP
Em relação ao processo manual, o sistema CAPP tem estas vantagens:
· Racionalização do processo: o plano de processo gerado pelo computador tende a ser mais consistente, lógico e eficiente, devido à experiência dos profissionais que elaboram o programa.
· Maior produtividade: o sistema computadorizado requer menor esforço e comete menos erros. Os processadores têm acesso direto ao banco de dados e muitos cálculos são automatizados.
· Maior legibilidade: nos sistemas CAPP, os textos-padrões e as figuras geradas no CAD facilitam a interpretação do