MANUTENÇÃO E CUIDADOS COM A REDE FÍSICA DAS UNIDADES
SINALIZAÇÃO:
A sinalização das Unidades é fundamental para facilitar a circulação do público em geral.
Manter o LETREIRO com o nome da instituição em bom estado de conservação.
Procurar manter todas as placas, murais e quadros de aviso sempre em bom estado.
TELHADO
Quando os telhados não se encontram em bom estado de conservação, as chuvas são capazes de causar grandes danos as construções, tais como goteiras, infiltrações e deterioração de revestimentos.
Quando uma telha está danificada deve-se evitar remendos com cimento ou outro tipo de material. O correto é a substituição imediata por outra similar.
CALHA
Estes elementos têm por função recolher as águas das chuvas provenientes do telhado. Qualquer obstáculo (ex: folhas, ninhos de passarinho) existente em seu interior pode impedir a passagem da água. A limpeza das calhas é fundamental, devendo ser feita periodicamente, principalmente após as chuvas fortes. No entanto, alertamos que esta periodicidade varia de acordo com o telhado, calhas, contribuições do ambiente que a unidade está inserida: muitas árvores, folhar e detritos.
CUIDADOS COM COBERTURA E FORRO
O MOTIVO DA DETERIORAÇÃO DE UM FORRO DEVERÁ ser solucionado imediatamente! Evitando assim maiores conseqüências nas instalações elétricas. Todas as calhas e lajes de coberturas devem ser mantidas pintadas e impermeabilizadas.
HIDRÁULICA (ÁGUA E ESGOTO)
Caixa d’água
A limpeza da caixa d’água deverá ser feita, semestralmente, por firma especializada, de acordo com a legislação vigente – Decreto 20.356 de 17/08/1994.
Da mesma forma, inspecionar e limpar as cisternas pelo menos duas vezes por ano.
O esvaziamento total dos reservatóris possibilita a visualização de possíveis rachaduras que poderão causar vazamentos.
É necessário verificar frequentemente :
_ se a caixa d’água está totalmente fechada, evitando a entrada de poeira, detritos e pequenos animais;
_ se há vazamento