Manutenção preventiva
A Empresa em consonância com as melhores práticas de preservação do meio ambiente, economia de recursos utilizados, melhoria constante no atendimento aos programas desenvolvidos e atendimento ao seu público alvo, busca desenvolver e implantar um PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA e PREDIDIVA nos setores onde se tem notado uma constante necessidade de manutenções corretivas que prejudicam o atendimento, qualidade e o andamento dos trabalhos a serem realizados, dentro desta premissa, apresentamos os conceitos e fundamentos que nos levam a sugerir tal implantação.
“Entende-se por controle preditivo de manutenção, a determinação do ponto ótimo para executar a manutenção preventiva num equipamento, ou seja, o ponto a partir do qual a probabilidade do equipamento falhar assume valores indesejáveis. A determinação desse ponto traz como resultado índices ideais de prevenção de falhas, tanto sob o aspecto técnico como pelo aspecto econômico, uma vez que a intervenção no equipamento não é feita durante o período que ainda está em condições de prestar o serviço, nem no período em que suas características operativas estão comprometidas”.
(TAVARES; 1996).
Manutenção Preventiva e a Sustentabilidade
Até bem pouco tempo a manutenção preventiva era uma atividade pouco praticada pelas empresas, o comum era fazer apenas manutenção corretiva o “conserto”, de forma errática, sem nenhuma programação, provocando problemas para a produção na indústria, perda de produtos nos supermercados, aborrecimentos para os frequentadores de recintos públicos e provados além de prejuízos para todos.
Com o passar dos anos, os processos da manutenção evoluíram e hoje diversos setores já estão convencidos de que a manutenção é uma prática importante, é um suporte fundamental para atingirmos os objetivos estratégicos da empresa e mais, é lucrativa. Com a coleta de informações e uma boa programação conseguimos prever e antecipar aos problemas, tornando