Manutenção preventiva e corretiva
Introdução a Engenharia
Engenharia Produção
Luciano Donizeti de Oliveira
relatório de manutenção
Corretiva, Preventiva e Preditiva.
Jundiaí, 2011
Luciano Donizeti de Oliveira
relatório de manutenção
Corretiva, Preventiva e Preditiva.
Relatório de manutenção preventiva apresentada à Disciplina de introdução a engenharia da Faculdade Pitágoras, sob orientação do Professor Herbert.
Jundiaí, 2011
Introdução
Manutenção Corretiva:
Este é o tipo mais comum, infelizmente. O equipamento quebra ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, aí então se aciona o profissional de manutenção para "dar um jeito" O interessante é que, aparentemente, os equipamentos quebram quando mais se precisa deles. Por isto, o ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para tanto, é preciso caprichar na manutenção preventiva.·.
Manutenção Preventiva:
É o procedimento mais barato e garantido, ou seja, corrigir os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores. Vamos ver o exemplo de um carro: não é muito melhor trocar o óleo do motor, a correia dentada e as pastilhas de freio antes que o motor pare ou que o carro se espatife num muro por falta de freio? Pois é, num computador e em qualquer e quipamento - é a mesma coisa. A vantagem de manutenção preventiva é que ela pode ser programada, assim o dono do equipamento não é pego de surpresa. Os procedimentos de manutenção preventiva podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos diminuindo ao máximo as manutenções corretivas, que são de longe as mais caras e prejudiciais para quem depende do equipamento.
Manutenção Preditiva:
É uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes que apresentem qualquer defeito. Isto é feito com base em relatórios de análise de vibração