Planejamento de manutenção preventiva e corretiva
1 INTRODUÇÃO
1.1 A Manutenção
A manutenção deixou de ser nas últimas décadas uma simples atividade de reparo para tornar-se um meio essencial ao alcance dos objetivos e metas da organização. Coloca-se, estrategicamente, como parte fundamental do processo produtivo em um ambiente onde cada vez mais se utilizam equipamentos de última geração, com os mais modernos sistemas mecânicos e eletro-eletrônicos , de maior grau de complexidade, alto custo e exigências elevadas quanto ao nível da manutenção.
A maior complexidade dos equipamentos e diversidade dos ativos físicos fez da manutenção uma função igualmente complexa, levando ao desenvolvimento de novas técnicas, ferramentas de gestão modernas e abordagens inovadoras quanto à organização e estratégia de manutenção. Gerenciar corretamente esses modernos meios de produção exige conhecimentos de métodos e sistemas de planejamento e execução, que sejam ao mesmo tempo eficazes e economicamente viáveis.
Equipamentos parados em momentos inoportunos comprometem a produção e podem significar perdas irrecuperáveis num ambiente altamente competitivo. Diante desse cenário, a estrutura de planejamento, programação e controle de manutenção tem um papel importantíssimo: fazer com que a manutenção trabalhe de forma planejada, para que os recursos sejam aplicados de forma correta, no momento adequado, garantindo assim a disponibilidade dos equipamentos e conseqüentemente uma maior produtividade.
Neste trabalho comentarei não só sobre planejamento de manutenção preventiva e corretiva, mas também sobre os tipos de manutenção, etapas de implantação do planejamento de manutenção, a função planejador e suas atribuições, a filosofia da manutenção planejada, técnicas preditivas utilizadas no acompanhamento de equipamentos as quais desencadeiam em futuras manutenções corretivas planejadas, alguns tipos de software de manutenção disponíveis no mercado, noções sobre índices de manutenção, exemplo de plano de manutenção com