relatorio
Fermentação alcoólica a partir do melaço
Ao extrair a sacarose da cana-de-açúcar, obtém-se um líquido que recebe o nome de melaço, que possui de 30 a 40% de açúcar. O melaço na presença do levedo Saccharomyces cerevisiar, “produz” uma enzima denominada invertase, que catalisa a hidrólise da sacarose:
Vejamos:
A sacarose, na presença de ácidos minerais sofre hidrólise. A hidrólise da sacarose é denominada inversão da sacarose.
O Sacchamoryces cerevisiae forma outra enzima, que catalisa a transformação dos dois isômeros em álcool etílico e é conhecida como zimaze.
A sacarose é dextrogira e a resultante de glicose e a frutose são levogira.
A destilação do líquido é o resultado da fermentação, denominado mosto ou vinho, obtendo assim o álcool bruto com em média de 90% de álcool e também um resíduo que recebe o nome de vinhaça, que serve de alimento para o gado.
O álcool bruto é sujeito à uma nova destilação formando as seguintes frações:
Vejamos:
1) Produto de cabeça: formado pelo aldeído acético, acetais etc.
2) Produto de coração: 96% de álcool e 4% de água.
3) Produto de cauda ou óleo de fúsel: álcoois amílicos, álcoois propílicos, etc.
O que é GL ?
O 'grau GL é a fração em volume.
°Gay Lussac (°GL= %V): quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.
Um frasco de álcool com 90 graus GL tem 90% em volume de álcool, e 10% em volume de água.
Quais as utilização do etanol ?
O seu uso é vasto: em bebidas alcoólicas, na indústria farmacêutica, como solvente químico, como combustível ou ainda com antídoto. O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar (33,9%), de açúcar (18,5%) e etanol (36,4%), sendo também o maior exportador de açúcar e etanol do mundo (MACEDO, 2007). No Brasil os índios produziam o cauim, uma fermentação da mandioca cozida ou de sucos de frutas, mastigados e depois fervidos.[3]
O etanol é muito