Manutenção preditiva
A questão manutenção tem fator preponderante na redução de custos das empresas quando se busca a inserção, no mundo globalizado do comércio, seja da pequena, média e grande empresa. Algumas empresas de médio e/ou pequeno porte, no entanto, não têm estabelecido seus processos de manutenção por entenderem ser complicado e caro, quando, na verdade, é relativamente simples e , deveria ser encarado, como já dito, como investiment o e não como despesa, pois, alé m de manter determinado bem em funcionamento, mantém também o processo produtivo que é a razão de existir da organização .
A manutenção preditiva indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou proces so de degradação.
Trata-se de um processo que anuncia com antecedência o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado . Ela também minimizará o número e o custo das paradas não programadas criadas por falhas da máquina, e melhorará a disponibilidade global das plantas operacionais e reduzirá bastante o custo da manutenção.
O uso da manutenção preditiva não elimina o uso de outros tipos de manutenção, cada uma representa uma o pção diferente. A prática de manutenção preditiva reduzirá muito o número de manutenções corretivas e preventivas.
As condições básicas para se adotar a manutenção preditiva são