Manutenção preditiva
É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo.
A manutenção preditiva, tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos - RCM, manutenção centrada na confiabilidade; TPM, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção "Just-in-Time" - são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.
As técnicas de monitoramento na preditiva, ou seja, baseadas em condições, incluem: análise de vibração, ultrassom, ferrografia, tribologia, monitoria de processo, inspeção visual, e outras técnicas de análise não-destrutivas.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
A Manutenção Preditiva, também conhecida como Manutenção SobCondição ou Manutenção com Base no Estado do Equipamento, pode serdefinida da seguinte forma:É a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição oudesempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.A Manutenção Preditiva é a primeira grande quebra de paradigma namanutenção e tanto mais se intensifica quanto mais conhecimentostecnológicos desenvolvem equipamentos que permitam avaliação confiável dasinstalações e sistemas operacionais em funcionamento.Seu objetivo é prevenir as falhas nos equipamentos ou sistemas através deacompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua doequipamento pelo maior tempo possível. Na realidade o termo associado àManutenção Preditiva é o de predizer as condições dos equipamentos. Ouseja, a Manutenção Preditiva privilegia a disponibilidade à medida que nãopromove a intervenção nos equipamentos ou sistemas, pois as medições everificações são efetuadas com o equipamento produzindo.Quando o grau de degradação se aproxima ou atinge o limite previamenteestabelecido, é tomada a decisão de intervenção.