Manutenção Preditiva
Pós-Graduação em Engenharia FerroviáriaUMA ANÁLISE DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NO CORREDOR MINAS-RIO
DANIEL SOUZA PINHEIRO
Belo Horizonte
2012
DANIEL SOUZA PINHEIRO
UMA ANÁLISE DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDITIVA NO CORREDOR MINAS-RIO
Projeto de Monografia apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária.
Orientador: Jeferson Batista da Silva
Belo Horizonte
2012
Dedicatória
Aos meus pais que sempre me apoiaram e deram todo suporte para eu atingir minhas metas.
Agradecimentos
Agradeço a Deus por ter toda a capacidade, saúde e inteligência, aos meus pais e familiares pelo apoio em todos os momentos, aos colegas do curso de engenharia ferroviária e a todos os colegas de trabalho por compartilharem comigo a experiência e a amizade.
Resumo
O modal ferroviário no Brasil esta com projeções agressivas de crescimento no transporte de cargas. O transporte ferroviário é necessário para garantir o crescimento do país principalmente no que tange a exportação de commodities.
A VLI surge no mercado para ocupar uma posição de destaque no transporte de cargas proporcionando uma solução logística integrada. Para atender tal demanda é necessário que a malha ferroviária esteja preparada no que diz respeito aos seus processos e grupos de ativos.
Neste contexto a manutenção tem papel chave no desempenho estratégico da empresa, sendo que através de seus serviços garante o perfeito funcionamento da capacidade operacional. Neste papel de ponto chave em garantir o bom funcionamento das locomotivas o aumento da disponibilidade e confiabilidade é um objetivo constante.
Dentre as melhores práticas de manutenção se destaca a manutenção preditiva, por garantir a máxima disponibilidade e confiabilidade dos ativos através de um monitoramento continuo de suas