manutenção preditiva
MANUTENÇÃO PREDITIVA
13.12.11
Manutenção Preditiva: conceito
2
É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação.
13.12.11
Manutenção Preditiva: objetivos
3
determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento; aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos; eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção; reduzir o trabalho de emergência não planejado; 13.12.11
Manutenção Preditiva: objetivos
4
aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento; aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção; determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.
13.12.11
Manutenção Preditiva: objetivos
5
FINALIDADE MAIOR:
REDUÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO;
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.
13.12.11
Manutenção Preditiva: execução
6
Para ser executada, a manutenção preditiva exige a utilização de aparelhos adequados, capazes de registrar vários fenômenos, tais como: •
•
•
•
•
vibrações das máquinas; pressão; temperatura; desempenho; Aceleração.
13.12.11
Manutenção Preditiva
7
Procedimentos para atacar os problemas detectados
Estabelecer um diagnóstico Análise de tendência da falha. 13.12.11
Manutenção Preditiva: diagnósticos 8
Detectada a irregularidade, o responsável terá o encargo de estabelecer, na medida do possível, um diagnóstico referente à origem e à gravidade do defeito constatado .
13.12.11
Manutenção Preditiva: análise de tendência da falha
9
A análise consiste em prever com antecedência a avaria ou a quebra, por meio de aparelhos que exercem vigilância constante predizendo a necessidade do reparo.
13.12.11
10
Manutenção Preditiva: análise de tendência da falha