Manutenção Mecânica
Sumário
1. Introdução 3
2. Ferramentas para controle de processos 3
3. Descrição do equipamento 5
3.1. Fluxo de ar 6
4. Instruções de manutenção 9
4.1. Metodologia de tratamento de falha 9
4.2. Problema 9
4.3. Observação 10
4.4. Análise 11
4.5. Plano 12
5. Conclusão 13
6. Referências bibliográficas 14
1. Introdução Segundo a descrição da NBR 5462 (2004), a manutenção é uma combinação de ações tanto técnicas como administrativas realizadas a fim de manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar a sua função de projeto, ou seja, realizar o reparo necessário para assegurar que o equipamento irá desempenhar a função proposta na linha de produção.
Devido à evolução dos processos produtivos e o crescente estudo desses processos (em setores relacionados à segurança, qualidade e ao meio ambiente, por exemplo), à grande automatização e complexidade dos equipamentos, além da grande preocupação atual com a qualidade dos produtos e serviços, a visão negativa quanto à manutenção vem sendo substituída por uma visão positiva e aperfeiçoada (XENOS, 1998). A manutenção passa a ser então definida como uma função estratégica de grande importância, que ao ser executada de maneira efetiva e bem estruturada, provoca impactos diretos e bastante positivos nos aspectos gerenciais econômicos das empresas (Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Demonstração do Resultado do Exercício).
No Brasil, ainda existem muitas organizações comerciais que não possuem essa nova visão sobre a manutenção, sendo apenas uma minoria das empresas brasileiras realmente preocupada e efetivamente atuante nessa ramificação do setor gerencial. Isso pode ser visto na prática através da quantidade de indústrias brasileiras que possuem um processo produtivo altamente evoluído, mas que não é acompanhado pelo seu maquinário, ou seja, os equipamentos não apresentam o