emergencias
Apresentação do Módulo
É importante que você entenda que sua instituição pode ser um dos órgãos de resposta e apoio à movimentação e operação envolvendo produtos perigosos na região territorial. Na maior parte das regiões brasileiras, esses produtos, com potencial de causar desastres, são pouco monitorados ao longo de seu processo, estoque, transporte e destinação final.
Todavia, esses produtos são essenciais para o bem-estar do ser humano e não deve ser sua intenção, como profissional de segurança pública, gerar pânico em relação aos produtos envolvidos no sinistro, pois esses produtos são essenciais para o país.
As rotinas de logística com produtos perigosos têm a implantação de programas de controle de frota, estoque e processos, porém a negligência, a imprudência e a imperícia podem gerar um acidente de dimensões ampliadas com consequências catastróficas.
Prevenir essa situação não desejada deve ser o escopo dos planos de ação em emergência formulados pelo fabricante, embarcador, transportador e equipes de socorro e atendimento às ocorrências com produtos perigosos.
Neste módulo, você estudará sobre as principais organizações governamentais e não governamentais que você deve acionar e notificar na ocorrência de acidentes envolvendo produtos perigosos, segundo plano de ação em emergência em vigor para a região sinistrada. Objetivos do Módulo
Ao final do estudo deste módulo, você será capaz de:
Ampliar seus conhecimentos para: o Compreender as metodologias de elaboração de planos de emergência. o Analisar a legislação ambiental.
Desenvolver/exercitar habilidades para: o Otimizar planos de emergência na região de atuação. o Selecionar equipamentos de acordo com o tipo de ocorrência.
Fortalecer atitudes para: o Reconhecer a importância de trabalhar em equipe com divisão de tarefas e manter-se atualizado.
Estrutura do Módulo
Aula 1 – Ação de controle inicial