Manutenção mecânica
1. Rotor ou Impelidor
O rotor tem a função básica de fornecer energia cinética e de pressão para o liquido. O rotor é o órgão girante que, acionado por fonte motriz externa (energia mecânica), energiza o liquido. É a peça mais importante da bomba. O número de rotores determina o número de estágios.
2. Indutor
O indutor é um pequeno parafuso de Arquimedes situado na parte frontal do olhal de sucção do rotor e preso no eixo da bomba. O indutor é uma peça com a finalidade de melhorar as condições de sucção das bombas centrífugas. Ele age aspirando uma quantidade extra de líquido para dentro do rotor melhorando significativamente as condições operacionais da bomba. Atende os casos em que há baixa pressão de sucção e alta temperatura. Pode ser instalado mesmo em bombas que não foram projetadas para ele.
3. Carcaça
Tem a função de coletar o líquido que abandona o rotor, guiá-lo adequadamente até o bocal de saída e,durante esse trajeto,promover a transformação de parte da energia cinética em energia de pressão. As carcaças não fornecem energia ao líquido. São apenas conversores de energia.
4. Anéis de desgaste
Evita o desgaste da carcaça, causado pela recirculação do líquido que passa pela folga que há entre o olhal do rotor e a carcaça. O anel é colocado para ser desgastado no lugar do olhal e da carcaça.
5. Eixo
A função básica do eixo nas bombas centrífugas é transmitir o torque e o movimento de rotação fornecido pela máquina acionadora, para partida e operação da bomba. O eixo suporta o rotor e outras peças gigantes.
6. Luva do eixo
Tem por finalidade primordial evitar o desgaste do eixo na parte situada ao longo da caixa de gaxeta, protegendo-o também contra a corrosão e a erosão.
7. Luvas espaçadoras
São luvas encontradas nas bombas de multiestágios, montadas no eixo, entre os rotores, com a