Manutenção Industrial
1. O que é manutenção
Manutenção é um conjunto de ações que servem para manter ou reestabelecer um bem em boas condições de utilização ou em um estado especifico para utilização e como medida de assegurar um serviço terminado.
2. Manutenção Preventiva
É uma manutenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha. Serve para prevenir ou evitar uma quebra e assim evitando a parada da maquina que por sua vez acaba por prejudicar a produção.
A aplicação da manutenção preventiva é vantajosa, pois, assegura a continuidade do funcionamento das maquinas, parando apenas para concertos em horários programados. E também ajuda a empresa a cumprir com os programas de produção sem atrasos gerados por falhas de equipamento.
Por outro lado a manutenção preventiva requer um cronograma bem montado, o que demanda certo tempo por conta das pesquisas que devem ser feitas antes que ele possa ser montado. A empresa necessita de ter uma equipe de mecânicos eficazes e bem treinados para resolver os problemas que vierem a aparecer, isso além de requerem um plano de manutenção. 2.1. Manutenção Preventiva Sistemática
Uma das maneiras de aplicar essa manutenção é de forma sistemática ou programada, ou seja, seguindo as orientações fornecidas pelo fabricante no manual do equipamento utilizando de um quadro de programações desenvolvido a partir das informações sobre o tempo e o numero de unidades em uso fornecidos no mesmo.
Essa manutenção compreende:
Inspeções Periódicas
Intervenções Planificadas
Revisões Limitadas ou parciais
Revisões Gerais
2.2. Manutenção Preventiva por Ronda
É basicamente uma manutenção feita a partir de uma supervisão regular do equipamento, realizando pequenos trabalhos quando necessário. Serve para que o técnico identifique possíveis alterações no funcionamento de um equipamento e assim, dependendo da condição, determinar uma intervenção conforme o estado apresentado pelo equipamento.
3. Manutenção