Manutenção industrial
A razão de ser da manutenção está em gerar condições operacionais para que equipamentos, instalações e serviços funcionem adequadamente, visando atingir objetivos e metas da empresa atendendo assim, aos clientes, ao mais baixo custo, sem perda da qualidade.
Para que a Manutenção possa atingir a Produtividade Total de forma eficaz e reduzir o número de intervenções, atuando preventivamente, de modo a atender a disponibilidade e confiabilidade operacional dos equipamentos, o planejamento nos itens abaixo é fundamental:
Ø
Ø
Ø
Ø
Ø
Ø
Ø
Ø
Ø
Ø
Ø
Controle de custo por manutenção em equipamento;
Estrutura de análise de ocorrências e anormalidades nos equipamentos;
Indicadores de desempenho;
Padronização nos processos da execução de atividades;
Análise no índice de obsolescência de equipamentos;
Históricos atualizados dos equipamentos;
Treinamento específico para o pessoal;
Treinamento nos procedimentos de higiene e segurança no trabalho;
Pessoal específico na área de informática dedicada ao histórico e análise da manutenção preventiva ou corretiva dos equipamentos;
Circulação das informações interna e externa;
Evidências objetivas.
“Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um equipamento ou instalação em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. A manutenção pode incluir uma modificação de um item ou equipamento” .
Logo, a Manutenção são o conjunto de ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada.
Cabe à Manutenção fazer com que seu cliente (operação e fornecedores ) atuem, também, de maneira sistêmica para o atingimento destes objetivos.
A permanência do equipamento em condições satisfatórias significa vida útil mais longa e, isto só é conseguido através de um sistema adequado e eficiente de manutenção. O gasto com métodos,