Manutenção industrial
MARCUS VINICIUS AQUINO NAIRNE
RESUMO
O presente artigo trata-se da manutenção, logo, expõe métodos utilizados por empresas para cuidar de suas instalações físicas para evitar que ocorram quaisquer imprevistos durante o processo produtivo, aumentando assim a eficiência e maximizando a procura por resultados benéficos às mesmas. O estudo aborda os benefícios da manutenção; os tipos de manutenção e suas vantagens e desvantagens; estratégias de implantação; políticas de manutenção; manutenção produtiva total e aspectos relacionados à mesma.
Palavras-Chave: Manutenção, Políticas de manutenção, Manutenção produtiva total.
1 INTRODUÇÃO
O ato de reparar ou trocar peças antes de sua total falência é conhecido como manutenção. Na mesma quando um componente começa a apresentar indícios de que sua vida útil estará chegando ao fim, o mesmo pode ser trocado por uma novo, ou até mesmo reparado. Este ato pode trazer alguns benéficos, a previsão de uma parada de uma determinada maquina ou até mesmo de uma linha de produção.
A manutenção pode ser dispendiosa, mais nunca desnecessária. Algumas estratégias de manutenção são mais indicadas em certos casos, são elas a manutenção corretiva, preventiva e preditiva. As três tem os mesmos fins, mais os meios são diferentes, suprindo a necessidade de cada momento de uma maneira diferente. Nesse trabalho será abordado de modo mais detalhado o conceito manutenção, bem como seus tipos e outros aspectos relacionados à mesma.
2 DEFINIÇÃO DE MANUTENÇÃO
A manutenção é utilizada pelas organizações como a tentativa de cuidar de suas instalações físicas, para evitar que ocorram quaisquer imprevistos durante o processo produtivo, como acrescenta Ferreira (1975, p.883):
Ato ou efeito de manter(-se). As medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação. Os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas.
A