Manutenção de recursos naturais
Universidade de Fortaleza – UNIFOR
A manutenção dos ecossistemas nas áreas das indústrias de carnes e criação de gado.
A utilização dos recursos hídricos nos polos industriais de carnes e polos pecuários.
Anderson Domingues Ferreira
Calina Arrais de Medeiros
Dayanne Souza de Menezes
Karine Rodrigues Pinto
Pauline de Oliveira Cavalcante
15 de Agosto de 2015
Engenharia Ambiental e Sanitária
Introdução
No Brasil, a pecuária é a atividade econômica que ocupa a maior extensão de terras e, em geral, considerada a atividade econômica que impacta de maneira mais significativa o meio ambiente. As regiões Norte e Centro-Oeste, onde se situam a Floresta Amazônica e o Cerrado, são as que apresentam as maiores taxas de expansão do rebanho bovino. O atual ciclo de expansão do gado bovino, é considerado o principal fator de destruição da Floresta Amazônica, já que 75% da área desmatada na Amazônia Legal é ocupada por essa atividade.
A sustentabilidade em qualquer atividade pode ajudar a manter os aspectos socioeconômicos em equilíbrio, ou seja, as atividades financeiras podem ser exercidas de maneira equilibrada e sustentável com o meio ambiente. O art. 225 da Constituição Federal estabelece que o meio ambiente é de uso coletivo e deve ser preservado para que as gerações presentes e futuras possam usufruir do mesmo, mantendo a qualidade de vida. Assim, através da educação ambiental, permite-se que o ser humano compreenda a natureza e se conscientize de que os recursos devem ser utilizados de forma racional.
As atividades promovidas pelo homem alteram todo o meio comum e fazem com que sejam rompidos os limites naturais que garantem o equilíbrio dos ecossistemas. Modelos de desenvolvimentos sustentáveis estão sendo criados, porém devido à grande degradação causada pelo homem, torna-se difícil conseguir o ordenamento do meio.
1. A importância da carne no Brasil
No Brasil, a indústria de carnes tem grande relevância