Comunicação empresarial
Trabalho de fundamentos da ecologia
Professor: Felipe Amaral
Serviços Ambientais ou Ecossistêmicos:
Serviços ambientais (ou serviços ecossistêmicos) são os benefícios que as pessoas retiram dos ecossistemas. Os exemplos incluem água doce, madeira, cereais, peixes, regulação do clima, proteção contra riscos naturais, controle da erosão e recreação.
As florestas fornecem madeira e fibras, purificam a água, regulam o clima e produzem recursos genéticos. Os sistemas fluviais disponibilizam água doce, energia e recreio. As zonas úmidas costeiras filtram os resíduos, mitigam as cheias e servem de viveiro para a pesca comercial. Esses são alguns dos exemplos dos serviços que os ecossistemas fornecem.
Funções ecossistêmicas: as funções socioeconômicas dos ecossistemas, que correspondem aos “serviços ecossistêmicos”. Serviços de conservação da natureza: serviços de “manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural”
São exemplos de funções ecossistêmicas: Contribuição para a manutenção do clima global (carbono): Mitigar o aquecimento global, ao estocar carbono, evitando sua emissão na atmosfera, e ao sequestrar carbono por meio da recuperação e crescimento da vegetação. Contribuição para a manutenção do clima regional e local: Contribuir para a manutenção dos processos climáticos, como por exemplo, a ciclagem da água que mantém as chuvas em diversas regiões, particularmente na Amazônia. Conservação da biodiversidade: Abrigar amostras representativas da biodiversidade, abrigar espécies endêmicas, e preservar as oportunidades de uso futuro. Conservação dos recursos hídricos: Produzir, com qualidade e a quantidade, água para consumo humano, animal, agropecuário, industrial e energético, e proteger rios, lagos e reservatórios contra a erosão e o assoreamento, mantendo sua qualidade para geração