Manutenção corretiva
Antes de começar a realizar a manutenção no seu micro você tem que conhecer os seus principais componentes:
1. Gabinete: È uma caixa metálica que pode ter vários formatos, sendo os mais usuais o desktop (horizontal) e o minitorre (vertical). Dentro dele, há vários componentes que fazem o processamento da informação.
2. Placa-mãe: É uma grande placa de circuitos onde são encaixados os outros componentes. A placa-mãe recebe o processador, as memórias, os conectores de teclado, etc. Existem dois formatos de placa-mãe: AT e ATX. Elas podem ser onboard ou offboard.
3. Processador ou Microprocessador: È o cérebro do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados.
4. Cooler: Ele vem acoplado a um dissipador de calor e é encaixado sobre o processador. É indispensável, pois evita que o processador queime ou “trave” por super aquecimento.
5. Memória (RAM): È um tipo de memória que permite a leitura e a escrita de dados. O processador usa esta memória para armazenar os arquivos e programas que estão sendo executados.
6. Placa de Vídeo: Ela permite a comunicação do computador com o monitor de vídeo. Algumas placas-mãe trazem vídeo on-board, isto é, a própria placa-mãe desempenha o papel da placa de vídeo.
7. Unidade de Disquete: È utilizada para leitura e escrita de disquetes. Podemos ter teoricamente uma ou duas unidades de disquete em nosso computador.
8. Disco Rígido: Ele armazena programas e dados diversos.
9. Fonte de Alimentação: È a peça mais importante do gabinete, pois é responsável pela alimentação elétrica de todo o computador.
10. Modem: È o equipamento que permite que o seu computador conecte-se com outros através da linha telefônica, permitindo o acesso à Internet, bancos de dados eletrônicos (BBS), etc.
11. Placa de Som: È usada para permitir que um computador produza som.
12. Teclado: È o principal meio de entrada de dados para o computador.
13. Mouse: