manutençao
Falhas
Introdução
• A Análise do modo e efeito de falha ou simplesmente (FMEA) é um estudo sistemático e estruturado das falhas potenciais que podem ocorrer em qualquer parte de um sistema para determinar o efeito provável de cada uma sobre todas as outras peças do sistema e no provável sucesso operacional, tendo como objetivo melhoramentos no projeto, produto e desenvolvimento do processo.
• Modo de falha e análise de efeitos (FMEA) foi uma das primeiras técnicas sistemáticas para a análise de falhas. Ele foi desenvolvido por engenheiros de qualidade na década de 1950 para estudar os problemas que possam surgir a partir de falhas de sistemas militares. O FMEA é muitas vezes o primeiro passo de um estudo de confiabilidade do sistema.
• Trata-se de rever todos os componentes, montagens e subsistemas, com o objetivo de identificar possíveis falhas, suas causas e efeitos.
Para cada componente, os modos de falha e seus efeitos resultantes sobre o resto do sistema são registrados em uma planilha FMEA específica.
Existem inúmeras variações de planilhas. A FMEA é principalmente uma análise qualitativa. [1] Há alguns tipos diferentes de análise FMEA. Existem, funcionais, design e processo de FMEA. Às vezes, o FMEA é chamado FMECA para indicar que a análise de criticidade é também realizada.
• Um FMEA é um raciocínio lógico em um único ponto de análise de falhas e é uma tarefa central na engenharia de confiabilidade , engenharia de segurança e engenharia de qualidade, é especialmente preocupada com o "Processo"
((Fabricação e Montagem) tipo de FMEA) . Uma atividade FMEA de sucesso ajuda a identificar potenciais modos de falha, com base na experiência com os produtos e processos semelhantes ou baseado na física comum da lógica de falha. Ele é amplamente usado no desenvolvimento dos processos de fabricação das indústrias em diversas fases do ciclo de vida do produto. Refere-se ao estudo das consequências dessas