Manutencao De Equipamentos E Despositivos
3° Módulo
Trabalho de Manutenção de
Equipamentos de Dispositivo
Aluno:
Sidney Nogueira de Mello Junior.
Professor:
João Blood
Telêmaco Borba PR,
Abril 2015
O QUE É OEE ?
Nos últimos anos, o indicador chamado OEE (Overall Equipment Effectiveness), proposto na metodologia TPM (Total Productive Maintenance), vem sendo aplicado por diversas empresas de produção em série e apresentando resultados significativos.
Com este indicador OEE é possível verificar o quanto a empresa está utilizando os recursos disponíveis (máquinas, mão-de-obra e materiais) na produção.Entenda como você pode obter este indicador OEE em tempo real e aumentar a produtividade no chão de fábrica.
A grande vantagem desse indicador é que ele desmembra a eficiência nos três indicadores que a compõe (disponibilidade, performance e qualidade), como pode ser observado na Figura 1. Figura 1- Variáveis do OEE.
1. DISPONIBILIDADE
É o percentual do tempo que o equipamento estava trabalhando, comparado ao total do tempo disponível para ser utilizado.
O tempo de parada pode ser classificado em:
Paradas planejadas: como por exemplo, intervalo no almoço, manutenção planejada, fim de semana e feriados.
Paradas não planejadas: como por exemplo, as quebras das máquinas, falta de matéria prima, falta de operador e entre outros.
As paradas planejadas não influenciam no indicador de disponibilidade (OEE) e compõem um outro indicador: a produtividade efetiva total dos equipamentos – TEEP (Total Effectiveness Equipment Performance).
2. PERFORMANCE
É a relação entre a velocidade real que o equipamento operou com a velocidade padrão que ele deveria operar.
A perda por performance é o tempo em que a máquina ficou trabalhando abaixo da velocidade ou ritmo adequado, podendo ser:
Perda por pequenas paradas.
Perdas por queda de velocidade.
As perdas causadas pela performance são muito difíceis de serem observadas de forma manual ou visual, devido aos tempos de ciclo