Pacientes Graves
Deve-se tornar por referencia os protocolos técnicos e principais éticos e técnico científicos.
A enfermagem de desenvolver ações em unidades de atendimento pré-hospitalar pronto socorro, UTI adulto e neonatal, aplicando medidas de prevenção e controle de infecção.
Desenvolver ações de enfermagem em tratamento intensivo intermediadas pelo uso de equipamentos de alta complexibilidade e suporte tecnológico.
Ser criativo na busca de soluções em situações adversas. Reconhecer a linguagem corporal do cliente. Interagir com o cliente e a equipe com princípios éticos de humanização e cidadania.
O ministério da Saúde por meio da portaria n° 2048/2002 expressa por:
Urgência: Condições imprevistas de agravo a saúde com ou sem riscos potenciais à vida com necessidade de assistência de saúde imediata (em até 24hs)
Emergência: Condição prevista de agravo da saúde com risco iminente de morte ou sofrimento intenso e necessidade de assistência imediata.
Em busca da assistência imediata podem ser encontrados:
- Indivíduos em real condição de emergência;
- OS não caracterizados como urgência;
- Aqueles que buscam o atendimento no serviço pela proximidade, facilidade de acesso e não propriamente pela gravidade da condição de saúde.
Este ultimo resulta na superlotação dos serviços de emergência, comprometendo o atendimento dos clientes que precisam da assistência.
Devido a necessidade de reordenar a atenção em saúde, de maneira que possa efetivamente iniciar na atenção primária, de forma qualificada e resolutiva, diminuindo assim os índices de internação hospitalar.
Componentes Pré Hospitalar Móvel
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (S.A.M.U)
Componentes Pré-Hospitalar Fixo
Unidades Básicas de Saúde; Unidades Não Hospitalares de Pronto Atendimento.
Componentes Hospitalares
Unidades de Urgência e Emergência Hospitalar;
Centro Obstétrico;
Centro Cirúrgico;
Unidades de Hemodinâmicas;
Componentes Pós Hospitalar
Casas