Manuten O
As três exigências da indústria
Reduzir os custos mas garantir a disponibilidade das máquinas - esta combinação ideal, desejada por todos os envolvidos na produção, é a meta permanente e o maior desafio dos profissionais e das equipes de manutenção. São eles que precisam garantir no chão-de-fábrica o funcionamento da fórmula. Para obter sucesso, eles precisam atentar para: a reciclagem dos profissionais de manutenção; a incorporação acelerada da informática; a integração das manutenções corretiva e preventiva com a recém-chegada manutenção preditiva.
A evolução tecnológica dos processos industriais e a concorrência cada vez mais acirrada expandiram as funções da manutenção até o ponto em que, em muitas indústrias, o próprio termo manutenção foi substituído pela gestão de ativos e a fórmula ?menos custos, maior disponibilidade? já não é apenas desejável mas obrigatória.
O investimento das indústrias em geral com a manutenção representa hoje cerca de 4,5% do PIB brasileiro. O maior peso da manutenção nos resultados da empresa tende a aumentar este investimento e se reflete na estrutura organizacional das indústrias.
As funções relacionadas à manutenção estão sendo valorizadas e seus profissionais ascendem cada vez mais na hierarquia empresarial.
Acompanhar essa transformação tem sido uma das metas da Associação Brasileira de Manutenção - Abraman, que realiza levantamentos nacionais periódicos para medir a evolução do setor em todo o País. As sucessivas pesquisas têm mostrado que existe a crescente consciência de que a manutenção influi de forma importante nos resultados corporativos.
O desafio da qualificação:
A influência da manutenção nos resultados da empresa, além de impulsionar a ascensão hierárquica de seus profissionais , requereu tanto das empresas quanto das entidades do setor um programa de qualificação da mão-de-obra à altura dos novos desafios. A competitividade necessária para atuar no mercado globalizado depende criticamente da