Manuseio e amazenamento
MANUSEIO
Medidas técnicas: Providenciar ventilação local exaustora onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar ferramentas anti-faiscantes.
Prevenção da exposição do trabalhador: Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) para evitar o contato direto com o produto.
Orientações para manuseio seguro: Manipular respeitando as regras gerais de segurança e higiene industrial.
ARMAZENAMENTO
Medidas técnicas: O local de armazenamento deve ter o piso impermeável, isento de materiais combustíveis e com dique de contenção para reter o produto em caso de vazamento.
Condições de armazenamento Adequadas: Estocar em local adequado com bacia de contenção para reter o produto, em caso de vazamento, com permeabilidade permitida pela norma ABNT-NBR-7505-1.
Produtos e materiais incompatíveis: Oxidantes.
Não guarde diesel em casa. O produto é inflamável e intoxicante e não existem recipientes domésticos adequados para este fim.
RISCOS NO TRANSPORTE
O transporte de cargas já é por si só uma atividade que merece atenção, não só para que seja garantida a segurança do que está sendo transportado, que deve chegar ao destino em perfeita ordem, como a segurança de todos os demais personagens dessa história: motoristas, profissionais que trabalham no carregamento e sociedade em geral. Porém, quando falamos em cargas perigosas, o assunto precisa ser tratado com mais responsabilidade e compromisso com a segurança do transporte, inclusive, adequando-se às inúmeras exigências que regulamentam o tema, em diferentes setores do poder público.
Os veículos que transportem, por via pública, produto que seja perigoso ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente, devem, durante as operações de carga, transporte, descarga, transbordo, limpeza e descontaminação, portar rótulos de risco e painéis de