Manufacturing Execution Systems
Uma condição necessária para a eficiência econômica das fábricas modernas é a habilidade de adequar, de forma mais rápida e melhor possível, o desempenho dos processos de manufatura às decisões de solicitação de demanda. Nesse sentido, ressalta-se a importância de compreender as melhores práticas de tecnologia da Informação (TI) e o cenário comercial de soluções que utilizam dados reais de chão-de-fábrica em ambientes virtuais de simulação e os vários benefícios obtidos. Assim, o destaque deste presente estudo, destina-se especialmente ao sistema MES (Manufacturing Execution Systems), graças à sua abordagem moderna para os sistemas de automação da produção, sobretudo diante de um mercado acirradamente competitivo, que busca a inovação e a melhoria contínua para os processos de manufatura se desenvolverem mais rapidamente, e de forma cada vez mais flexível.
Palavras–chave: MES (Manufacturing Execution Systems), chão-de-fábrica; tempo real; tomada de decisão
Índice
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho consiste em explicar o que é o Sistema MES, a partir da contextualização inicial acerca da origem da sigla, seus objetivos, funcionalidades, benefícios, dentre outras questões, desenvolvendo este tema ao longo desse estudo numa perspectiva que destaque o MES como uma ferramenta da qual as empresas precisam se valer a fim de obterem um diferencial perante seus concorrentes.
INTRODUÇÃO
O uso de informações imprecisas e dados incorretos em uma empresa podem prejudicá-la no processo de tomada de decisão, em sua produtividade e, inclusive, na sua própria permanência no mercado. Tradicionalmente, os métodos de monitoramento da produção são baseados em apontamentos manuais. Porém esses métodos não conseguem fornecer uma imagem instantânea do sistema produtivo. Seu uso se torna ainda mais ineficaz em empresas onde os processos são caracterizados