MES (Manufacturing Execution System)
INTRODUÇÃO
A logística e a tecnologia da informação sempre buscaram desenvolvimento e crescimento no ambiente da produção. A integração entre esses dois componentes tem proporcionado cada vez mais soluções para que o processo de gerenciamento logístico seja facilitado. Quando empresas fazem investimentos em ferramentas de informação para planejar e gerenciar, precisa-se analisar se os retornos vindos através destes sistemas são proporcionais à qualidade de informações que entram no sistema, quando alimenta-se um sistema com informações de péssimas qualidades, consequentemente obteremos um resultado final,também, de uma péssima qualidade.
Dados e informações relacionados às operações e processos, set up, padrões de qualidade de itens produzidos, quebras de maquinas, ritmo de produção entre outras, esses tipos de informações não repassavam um detalhamento afundo da realidade dentro de uma cadeia de produção, e isso fazia com que a qualidade das informações para planejar e gerenciar fossem baixas. A falta de integração entre os setores das organizações baseado em um sistema que a mesmas desenvolvem, que atendiam de forma isolada cada setor e suas necessidades, que consequentemente geravam um ambiente de grande complexidade e as informações não giravam em tempo real.
Analisando as circunstâncias proposta por este cenário, notou-se que uma boa integração entre os setores de produção com outros setores dentro da organização de uma forma bem sincronizada, era o caminho certo para o sucesso da implantação das soluções informatizadas de planejamento e gerenciamento.
MÊS (Manufacturing Execution System)
Nessa atualidade de integração em que vivemos, aparece a solução MES que tem como característica um conjunto integrado de funcionalidades que proporcionam comunicação direta entre planejamento e execução. A solução MES proporciona informações de alta precisão em tempo real que geram uma melhor sincronização dos processos e