TECNOLOGIA MES
M.E.S - Manufacturing Execution Systems
Curso: Logística
Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
Professor: André Rodrigo Lugue
Grupo: Antonia Bibiano da S. Souza Maria Luciana Dias de Souza
6º Ciclo / 2012 – Noturno
SUMÁRIO
1. Introdução
Atualmente, as empresas que buscam as melhores práticas estão entendendo essa oportunidade e adotando soluções MES em suas plantas, pois o MES, são sistemas de informações operacionais com comunicação bidirecional entre chão de fábrica e sistemas corporativos que visam apoiar de forma efetiva as intenções estratégicas relacionadas direta ou indiretamente com as operações de manufatura.
Os sistemas MES estão entre o planejamento da produção realizados nos ERP’s e o controle de processo (sistemas Supervisórios, CLP’s e PIMS), com o intuito de apoiar de forma efetiva as intenções estratégicas relacionadas direta ou indiretamente com as operações de manufatura.
2. O que é MES - Manufacturing Execution Systems?
MES (Sistemas de Execução da Produção), são soluções tecnológicas que tem o objetivo de gerenciar todas as etapas de produção, referem-se a sistemas integrados de controle da produção, que permitem programar ordens de produção, coordenar atividades de suporte, gerenciar as execuções do chão de fábrica e comunicar a posição e os problemas com as ordens de produção. A importância destes sistemas vem da lacuna que normalmente existe entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os softwares específicos da linha de produção.
O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia-a-dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais. Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em