MES - Manufacturing Execution System
A evolução tecnológica tem promovido constante mudança nos setores das empresas em geral, em virtude disto, muitas destas têm aderido o Sistema MES, sistema este que viabiliza a ligação direta entre o planejamento e a efetividade das atividades produzidas no chão de fábrica.
Compreende-se por MES, ou Manufacturing Execution Systems, sistemas focados no gerenciamento processos, que têm por finalidade gerar informações precisas, em tempo real, que promovam o aperfeiçoamento de todas as etapas da produção.
Palavras-Chave: Manufatura, Monitoramento, Sistema, Otimização.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, torna-se perceptível o elevado número de empresas no mercado que são concorrentes entre si. Devido a esta concorrência, essas devem ter, como fator aliado, o uso da tecnologia para garantir sua rentabilidade perante o mercado.
Na busca por um processo produtivo mais enxuto, que minimize desperdícios, reduza o tempo de produção, bem como dê apoio ao processo de melhoria contínua da organização, diversas empresas adotaram sistemas tecnológicos que, além de facilitarem a execução dos procedimentos, economizem custos e aperfeiçoem tempo para a realização destes procedimentos, evitando paradas prolongadas e ou desnecessárias, reduzindo o desperdício em diversos âmbitos na manufatura.
2. MANUFACTURING EXECUTION SYSTEM
Entende-se por Manufacturing Execution System (MES), o conjunto de ferramentas (software e hardware) que têm como objetivo principal confrontar o que foi planejado com o que está sendo efetivamente executado, ou seja, é um sistema de monitoramento e controle de processos, onde se tem a junção entre softwares e hardwares dispostos para um determinado fim, permitindo uma melhor gestão na tomada de decisões.
O MES tem como papel principal gerenciar o fluxo de informações de produção e centralizá-las em um único sistema. Efetivamente, ele reporta informações, em tempo real, transformando dados de processo em informações, informações estas que