manual hp 12c
111
Se a condição testada for falsa quando a instrução é executada, a execução do programa pula a instrução na próxima linha da memória de programação e continua com a instrução na linha seguinte.
Essas regras podem ser resumidas como “FAZER SE VERDADEIRO”.
A linha de programa imediatamente após a linha contendo o teste condicional pode conter qualquer instrução; porém, a instrução mais comum aqui é i. Se uma instrução i seguir uma instrução de teste condicional, a execução do programa desvia para um outro lugar na memória de programação se a condição for verdadeira e continua com a próxima linha na memória de programação se a condição for falsa.
Exemplo: O programa a seguir calcula o imposto de renda usando uma taxa de
20% para uma renda abaixo de R$20.000 e uma taxa de 25% para uma renda acima de R$20.000. Para economizar linhas de programa, o programa sup›e que o valor de teste — 20.000 — foi armazenado no registro R0 e as taxas — 20 e 25 — foram armazenadas nos registros R1 e R2, respectivamente.
Observação: Se um programa precisar que certos números estejam nos registros X e Y quando instruções como o são executadas, é muito útil colocar quais quantidades estarão em cada registro depois da execução de cada instrução ao escrever o programa, como mostrado no diagrama a seguir.
File name: hp 12c_user's guide_Portuguese_HDPMBF12P47 Page: 111 of 218
Printed Date: 2005/7/29
Dimension: 14.8 cm x 21 cm
112 Seção 9: Desvios e ciclos
Digitaremos a renda no mostrador antes de executar o programa para que esteja no registro X quando a instrução :0 na linha de programa 01 for executada. Essa instrução colocará o valor de teste, 20.000, no registro X e (como explicado no
Apêndice A) transferirá a renda para o registro Y. A instrução ~ na linha de programa 02 trocará os números entre os registros X e Y (também explicado no
Apêndice A): quer dizer, colocará a renda novamente no registro X e colocará o