Manual de pgrss
DE SERVIÇOS DE SAÚDE
[pic]
INFECTANTE
[pic]
QUIMICO
[pic]
RADIOATIVO
RECICLAVEL
DEFINIÇÃO DO PGRSS
O plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes a geração, segregação, acondicionamentos, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como a proteção a saúde pública.
OBJETIVO GERAL DO PLANO
Minimizar a geração e realizar segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento e destino final adequado dos resíduos com o objetivo de diminuir riscos de acidentes para os manipuladores e contribuir para a preservação do meio ambiente.
(CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE)
GRUPO A (POTENCIALMENTE INFECTANTES)
Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.
Enquadram-se neste grupo:
A1
- Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
- Resíduos resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4, microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido.
- Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por