PAPER residuos solidos 1
Daniela da Silva Bett
Larissa Scotti Borba
Ronaldo Mülle de Moraes
Suellen Barcelos da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Segurança do Trabalho (SEG0225) – Prática Módulo IV
24/04/2015
RESUMO
Lixo é tudo aquilo que reputamos como desnecessário e descartamos em algum lugar. Há lixo de todos os tipos que são produzidos e descartados de várias maneiras e, que podemos denominá-lo "resíduo".
Uma das formas mais comuns de classificar o resíduo é separando-o quanto ao tipo, como por exemplo, hospitalar, orgânico, eletrônico, radiativo, industrial e etc....
A classificação é necessária para fins de coleta e tratamento corretos destes. Os Resíduos Sólidos de Saúde (RSS), precisam de cuidados especiais, bem como os demais tipos de resíduos.
O gerenciamento dos RSS envolve atividades administrativas e operacionais, objetivando o uso e o descarte racional destes resíduos hospitalares, bem como a segurança dos profissionais da saúde.
Neste trabalho, trataremos de assuntos relacionados aos cuidados no manuseio e descarte dos RSS, cuja pesquisa foi aplicada no Hospital do Exército na Guarnição de Florianópolis, objetivando apresentar o PGRSS - Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Saúde, as medidas de segurança adotadas pela instituição, no que tange à prevenção de acidentes de trabalho dentro da organização, relacionado com os RSS.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos de Saúde. RSS. Contaminação. Segurança. Saúde. Meio ambiente.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com a ANVISA (2006), os resíduos sólidos de saúde - RSS são todos os subprodutos que resultam da uma ação humana especializada na prestação de cuidados de saúde, ou seja, são os derivados de “[…] atividades médicas desenvolvidas em unidades de prestação de cuidados de saúde; em atividades de prevenção; diagnósticos; tratamento; reabilitação e investigação relacionada com seres humanos ou animais.”
Os RSSs sempre representaram um grande problema, não