manual de marcenaria
Apostila básica de Marcenaria
1. Folha de Madeira (Laminado)
1.1 Observar para dar continuidade nos eixos, ou seja, no mesmo sentido da superfície plana, também será o mesmo nos topos. Se for folheado nos quatro topos, certamente haverá desconto nos topos, essa ainda é a melhor opção.
1.2 Geralmente usamos três tipos de cola no uso manual: Cola de contato, Cola Fastbonder, Cola a base D’agua. Aplicadores tipo: Trincha rolo, espátula, etc...
1.3 No caso de espátula, fabricamos a nossa (Ver desenho). No caso de trincha e rolo compra‐se.
1.4 Fazer a aplicação conforme instrução do fabricante. Não devem ficar bordas de cola nas superfícies a serem coladas.
1.5 Aguardar o tempo de secagem conforme fabricante, depois unir uma a outra. Colocar na prensa por em media 2 minutos. Se preciso, usar esfregão após retirar a peça da prensa por garantia. 1.6 As folhas devem ter as bordas alinhadas. Geralmente fazemos juntas no pacote da folha de uma vez só na seccionadora. O correto no caso de emenda, é que as folhas sejam casadas em números pares, emendas em numero impar faz com que uma extremidade fique diferente da outra. 1.7 As folhas devem ser emendadas em superfície plana e larga. Depois de casadas e selecionadas, encoste uma folha com junta feita na outra, una‐as com pedaços fita crepe de mais ou menos
4cm no sentido transversal da emenda, afastando uns 20cm uma da outra. A seguir aplique
2
uma fita crepe no sentido longitudinal (comprido) sobre os pedaços de fita de mais ou menos
4cm junto a emenda. Não esquecer que as folhas devem ser cortadas em larguras múltipla mais próxima a largura do amarrado de folhas.
1.8 EX: Largura do tampo 128cm, largura das folhas cortadas, quatro peças com 32,5cm, que emendadas medem 130cm de largura, ou seja, o tampo fica menor dois cm. No caso de tampos circular ou elíptico consulte o Zé Moraes.
3
1.9 O