Proposta de automação para micro marcenaria
O marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.
A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão.
Notadamente, existem em diversas partes Brasil afora pequenas oficinas de produção de artefatos de madeira, também conhecidas como Marcenarias Artesanais.
Em sua grande maioria, produzem sob encomenda móveis diversos tais como: Mesas, Guarda Roupas, Armários, Prateleiras, entre diversos outros produtos.
Diante da necessidade de adotar melhores práticas para execução de serviços com foco na segurança do operador e da qualidade do produto final, disponibilizamos uma Marcenaria integrada em uma única máquina, composta por furadeira, fresadeira, corte e lixamento. Tal máquina possui características semelhantes as de um torno CNC, podendo ser facilmente operada através de CLP acoplado ao equipamento, que executará funções que permitam a partir de uma determinada placa de madeira sobreposta a uma esteira, obter peças com tamanho, posicionamento de corte, furos e formas diversas, garantindo a mínima intervenção manual no processo assegurando qualidade na produção em massa e segurança no manuseio do