Manual de biossegurança
APRESENTAÇÃO
Um arranhão, um tombo, um escorregão, um susto, um imprevisto, um pequeno acidente. Nunca estamos livres de riscos. Por isso, tão importante quanto a própria vida, é ter alguém sempre por perto que se preocupe com ela.
Houve um tempo que não pensávamos duas vezes em socorrer uma vítima de acidente de trabalho, principalmente com lesão envolvendo perda de sangue. Infelizmente, não é mais possível agirmos desta forma, pois estamos diante de outra realidade: a das doenças adquiridas através dos vírus e bactérias como, Hepatite B e C e AIDS. Estes vírus podem estar muito próximos de nós e podemos adquiri-los facilmente ao praticarmos um “Ato Inseguro”. Embora haja muitas outras doenças presentes no ambiente hospitalar, as quais não podemos desprezar, estas são o foco principal da prevenção de acidentes ocupacionais envolvendo materiais biológicos.
Ë por isso e muito mais, que o Serviço de Segurança do Trabalho e a Diretoria Técnica da Maternidade estão se tornando serviços cada vez mais renovados e empenhados para superar as dificuldades encontradas no setor prevencionista, uma das atitudes é este manual, fruto de pesquisas realizadas, com o apoio do Setor da Qualidade e SCIH.
O objetivo deste manual é auxiliar os profissionais envolvidos no processo de prevenção, dando-lhes subsídios para desenvolver um trabalho de qualidade. Nele descrevemos os cuidados necessários para evitar a disseminação dos vírus e bactérias no ambiente de trabalho, através do uso cotidiano das práticas de precauções universais padrões. Apresentamos ainda os procedimentos que devem ser seguidos após uma exposição ocupacional a materiais biológicos potencialmente contaminados.
A partir destes pontos fundamentais e das orientações propostas, poderemos criar rotinas de trabalho para os vários setores do hospital e explorar ao máximo a prevenção de acidentes, contribuindo cada vez mais para que a Empresa atenda ao Cliente, em seu principal